Delírios Cotidianos...

Blog Entry Brincantes... Oct 2, '09 10:42 PM
for everyone
Foi inspirada no universo dos brincantes, dos brincalhões,  das brincadeiras, das danças  e festas populares,  que a estilista Rita Braga criou a nova coleção primavera/verão Furtacor. Como sempre a liberdade,  o bom humor, as cores vibrantes,  a transgressão… pontuam e direcionam a imaginação da estilista, que está sempre fugindo das regras e padrões e se desvirtuando de caminhos pre estabelecidos ou qualquer tipo de ditadura, inclusive a da moda.
Essa coleção é meio uma geléia geral. Ela passeia pelo universo colorido dos brincantes, aqueles que dão duro na vida, na labuta, na lavoura, no dia à dia, mas dão a alma pra dançar, tocar e brincar nas manifestações populares, como maracatu, cavalo marinho, folia de reis, congada, bumba meu boi… E por aí vai, nesse mundão sem fronteiras. Pois brincante é  brincante  em qualquer lugar, em qualquer língua. E também resgata de maneira sutil a essência de outros tipos de brincadeiras, aquelas que estão nas nossas memórias afetivas, nas nossas infâncias esquecidas e distantes, perdidas nesse mundo acelerado. Brincadeira de roda, de fazer bolinhas de sabão, pular amarelinha, dar cambalhotas, colher flores, tibungar na cachoeira, brincar em roda gigante, subir em árvores, catar estrelas por aí…
A coleção é lúdica, criativa, versátil, engraçada, florida, colorida, rica, vibrante, deslumbrante, brilhante… Como são nossas festas de rua, nossas danças, nossos pandeiros e tambores, nossas raízes…
Pois  é assim  que somos: Brincantes! E queremos compartilhar nosso trabalho e alegria com todos que nos rodeiam. É que a gente tem o maior prazer de fazer a Furtacor!


Blog Entry Ainda sobre a Índia... Jun 16, '09 10:17 AM
for everyone

Se eu tivesse uma grande desenvoltura para a escrita, escreveria um belo e imenso texto sobre a Índia. Suas belezas, mistérios e caos. Suas surpresas e diversidades, suas cores exuberantes… Falaria dos sabores, dos temperos, das pessoas e da fé que elas carregam, dos fardos em seus ombros, do trânsito, dos meios de transporte, tão diferentes e variados; das sedas, dos saris, das linguas, da fome, dos deuses, do Ganges, das cores, que de tão fortes e belas, parece que não existem.

Falaria sobre tudo que vi e senti na Índia. Falaria do meu espanto e êxtase, falaria da torrente de sentimentos contraditórios que nos tomam de assalto no momento em que pisamos aquela terra tão antiga, de tempos imemoriais… E tão moderna, com seus inigualáveis softwers, seus satélites, bomba atômica… Uma favela imensa misturada ao luxo de arranha-céus modernosos, o futuro e o passado convivendo, ora apressadamente, ora zen… Num equilíbrio inusitado e estranhamente belo, que desenha, caos e criação, carma, conformismo, tolerância, questionamentos, mudanças…  Num novo livro, a ser lançado pelas próxima gerações.

Mas como não tenho tanta desenvoltura para a escrita,  me atenho a algumas poucas observações sobre lugares por onde eu passei e pelos quais me apaixonei. Como Pushkar, uma cidade sagrada, reduto dos hippies nos anos 70 e que ainda guarda esse clima meio bicho grilo, meio descolado, desbundado… Um lugar gostoso, charmoso, especial! Lá as pessoas não te abordam tanto, nem oferecem as bugingangas maravilhosas e belas quinquilharias insistentemente, por isso é tão mais bacana comprar a vontade… E tem coisas, viu? Tem também os lagos sagrados, onde as pessoas tomam seus banhos e se purificam de corpo e alma, mais de alma que de corpo… A água não deve ser lá tão limpa!

Pushkar, é deveras um lugarzinho interessante e lindo, que deve estar num roteiro de pessoas descoladas que viajam pela Índia. Eu adorei!

Ah! Outro lugar especial, que também não pode faltar num roteiro alternativo é Lakshman Jhula (Rishikesh). Lindo, mágico, maravilhoso! Foi lá onde os Beatles desbundaram com o album branco, se meteram num ashram, meditaram, curtiram  Yoga, Maharishi… Se banharam no Ganges, deixaram cabelos e barba crescerem, idéias brotarem, imaginação florir e fluir. Foi lá…

E é onde eu quero voltar outras vezes pra me reciclar. Purificar corpo e alma nas águas geladas do Ganges…

Ah! se eu tivesse desenvoltura pra escrita… Escreveria um  belo texto, com tantas, tantas, curiosidades da Índia…


Blog Entry Índia... Mar 14, '09 12:04 PM
for everyone

O sonho de quase todo hippie sul americano, nos anos 70, era viajar pra Índia, Nepal, Marrocos… Viver aquele delírio psicodélico, quase  surreal, lisérgico, mantricoespiritual…

Marrakech, Katmandu, Nova Dehli… eram nomes exóticos que povoavam nossa imaginação e nos levavam a mundos diferentes, distantes,  exuberantes, cheios de temperos, perfumes, texturas, cores incríveis…

Mas foram apenas os privilegiados que conseguiram realizar esse sonho. Primeiro, era quase impossível uma carona que nos levasse até a cidade mais próxima de uma dessas… Depois, a grana que conseguíamos com o parco artesanato era muito curta pra um roteiro semelhante. Enfim… Os que tiveram sorte, ou o universo conspirando a seu favor, deleitaram e amargaram as dores e delícias que um roteiro desses pode proporcionar.

Dizem que a Índia, assim como o Marrocos, você ama ou odeia.

O Marrocos eu amei! A Índia… Enfim vou realizar um sonho dos anos 70. Parto agora esse mês. Infelizmente com o estigma da novela das oito sobre os ombros. A pergunta constante: “Você está indo conhecer a Índia por causa da novela?” As vezes pra encurtar conversa eu digo SIM.

Não estamos mais nos anos 70, embora, "uma vez hippie, sempre hippie"... Então, hoje, pilotando a grife Furtacor, o andarilho Ramon e eu, partimos pra Índia e pra outros caminhos cheios de cores e sonhos, em busca de novos sabores, conhecimentos, experimentações e vivências. O que resulta sempre em inspiração para as criações do universo Furtacor, cada dia mais atenado com o mundo, suas semelhanças e diferenças.

De volta, com certeza traremos um pouco da essência de cada recanto visitado e compartilharemos com as pessoas que fazem a história dessa marca.


Blog Entry Furtacor Moda Mundi... Nov 9, '08 6:04 PM
for everyone
O catálogo 2009 da moda Furtacor, mais uma vez veio recheado de cores, lugares encantadores, fotografias lindas, feitas por Nara Rocha, uma arte e diagramação super criativas de João Faissal. Os modelos, todos amigos queridos, que toparam participar do projeto, com o maior carinho. Alê, Amanara, Fernanda, Lidiane, Luis, Rebeca e Valery. Valeu!
Super gostoso e divertido de fazer. Esse catálogo tá lindo. convida-nos  a embarcar numa viagem, de cores, nuances, texturas, mistérios... É um passaporte para um mundo sem fronteiras, sem guerras... Um mundo cheio de beleza,  poesia, amor, e cores deslumbrantes.
Carimbe seu passaporte!  Entre nessa viagem...


Blog Entry Pegada Setenta... Oct 30, '08 2:18 PM
for everyone
Os anos 70 sempre foram e sempre serão uma fonte inspiradora para as minhas criações. A liberdade, a transgressão,  e a efervescência, típicas dessa década, me instigam e me emocionam. Sou dequelas que ainda não retornaram de woodstock, pra quem a viagem é uma constante, inclusive as transcendentais. Sou um eterno bicho grilo assumido. Adoro cores, misturas, texturas, nuances, tie dye. Adoro a moda, como um veículo de expressão e liberdade absoluta, sem ditadura, sem regras, sem medo de ousar, misturar, brincar... Moda pra mim, é uma grande brincadeira. Tem que ser lúdica, tem que dar prazer. Na hora de criar, na hora de vestir. Moda pra mim é assim... Expressa minha maneira de ser, de viver, de ver o mundo com um olho mágico, e uma flor no coração...
"Vou andando como sou e vou sendo como posso, jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos e pela lei natural dos encantos, eu deixo e recebo um tanto... E passo aos olhos nus, ou vestido de luneta. Passado, presente! Participo sendo um mistério do planeta..." (Novos Baianos)


Blog Entry Desfile Furtacor Oct 16, '08 7:09 PM
for everyone

Blog Entry Furtacor Moda Mundi Apresenta: Oct 11, '08 1:10 PM
for everyone

Blog Entry Furtacor Moda Mundi... Oct 8, '08 11:13 PM
for everyone
Apresenta... Coleção Verão 2009. Inspirada no mundo, ou melhor, no nosso sonho de um mundo sem fome, sem guerras, sem fronteiras. Um mundo livre e lindo, onde todas as pessoas, cores, raças, sabores, línguas, costumes, opiniões...  Sejam curtidos, permitidos, compartilhados, respeitados...

Blog Entry Furtacor Atrevida! Sep 27, '08 10:39 PM
for everyone

Blog Entry Bijouterias: Novas tendências... Sep 24, '08 9:21 AM
for everyone
O verão tá chegando, cheio de cores e flores... Trazendo ventos de liberdade, permitindo todas as misturas possíveis.Transformando tudo numa deliciosa Geléia geral"...


Blog Entry A primavera está chegando... Flower Power! Sep 15, '08 7:32 AM
for everyone
E com ela, os ventos da liberdade, dos afetos, dos encontros...
Flores e amores.


Blog Entry Meu vestido de cetim... Sep 14, '08 1:30 PM
for everyone
Meu vestido de cetim era lindo.
Tinha desenhos de sonhos,
estampados em fios de linhas mágicas.
Me fazia viajar no tempo...
Resgatar afetos escondidos num passado longíquo.
Meu vestido de cetim era encantado.
Me levava onde eu queria ir...
Me vestia de fada ou de princesa.
Reluzia à luz do sol, brilhava à luz da lua...

Blog Entry Catálogo 2009/ Making off Sep 9, '08 6:32 PM
for everyone
"O mundo é pequeno pra caramba"... esse é o mote da coleção Furtacor/verão 2009.
A coleção promete ser linda. Recheada de cores, texturas e sabores, desse mundão véio sem porteira. A liberdade continua pontuando o estilo da Furtacor, e as viagens são os fios condutores para a inspiração da estilista Rita Braga. O catálogo tem a direção de arte e diagramação de João Faissal e fotografia de Nara Rocha. Continua com o apoio transcendental de Ramon Japiassu... E os modelos... São tantos... Rebeca, Fernanda, Luís, Amanara, Lidiane, Alessandra, entre outros...
Estamos na maior pilha pra colocar a coleção nas lojas dia 21 de setembro, dia oficial do início da primavera brasileira. E o catálogo está previsto pra ser lançando entre o final de setembro, começo de outubro. Aguardem! Valerá à pena...

Moda de Cordel

A Furtacor mergulhou na cultura nordestina, deu vida a dois personagens da Literatura de Cordel e assim, criou uma coleção única.

Severina Xique Xique tinha a vida num folheto
um livrinho de poesia
mesmo não sendo soneto.
Foi criada arrumada, enfeitada com gracejo
pé no chão, saia de roda
E sonhando com um beijo.
Bonita feito boneca, mas esperta feito gente
não negava o seu passado
mesmo tendo um pé à frente.
Severina ia à praia, à igreja, lá no centro
conheceu Cancão de Fogo
e sentiu o movimento.
Os olhinho que já brilhava
ficaram tudo cintilante
e Severina que antes sonhava
já enxergava um amante.
Era vida de cordel
invenção lá do Agreste
muita rima, muita história
só contada no nordeste.
A vida era bonita, mas era letra e gravura
feito mágica e feitiço
escapou da literatura.
Cancão de Fogo era malandro, curioso e ousado
convenceu a Severina a conhecer o outro lado.
Severina assustada olhou ao seu redor
Cancão fazia pose,
mas estava bem pior
E de vida verdadeira
se viram amedrontados
foram procurar no novo mundo
o que viram no passado.

Foi aí que a invenção
ganhou corpo e visão
arte e vida uma bagunça,
mas também uma união.
Foram ver papel em terra
depois de ver terra em papel
e esta história misturada
deu bem mais que um cordel

Produção e texto: CONTRA-REGRA Assessoria de Imprensa
Show Room:
R. Augusta, 2690 - Galeria Ouro Fino, loja 211
São Paulo - SP

Blog Entry Inspirações recentes... Aug 16, '08 4:41 PM
for everyone
a nova coleção verão Furtacor, está chegando... Tranquilamente zen, como as pessoas e lugares que nos inspiraram. Trazendo muitas cores e sabores do Oriente, essa promete ser uma bela coleção. Aguardem até 21 de setembro!

Blog Entry Get back home... Jul 19, '08 7:22 PM
for everyone
É bom demais viajar... Mas voltar, tem um sabor especial. Literalmente!
Quando a gente sente aquele cheirinho de feijão... Com um gosto que só tem aqui... Parece bobagem, matutice... Mas isso é muito bom. è aconchego puro!
Fomos! Curtimos muito! Encontramos muitas inspirações. Mergulhamos nas histórias. Olhamos as pessoas no fundo dos olhos, provamos tantos sabores... Conhecemos tantos lugares longíquos, perdidos no tempo...
Aproveitamos ao máximo! Filmamos! fotografamos! Acordamos de madrugada pra ver o dia nascer em Angkor, mergulhamos ao por do sol na baia de Halong Bay, atravessamos as ruas de Hanoi, andamos de tuc tuc em Bangkok, descemos o grande Mekong, tomamos cerveja nos barzinhos charmosos de Luan Prabang, rezamos nos templos de Chang Mai, Entramos nos túneis de Cu Chi, choramos nos campos de extermínios do Cambódia, perambulamos nas noites de Saigon... Foi tão bom!
Mas que tava com saudade dum feijãozinho, tava!

Blog Entry Em caso de dúvida... Viaje! May 28, '08 4:05 PM
for everyone
Viajar é essencial! Nem que seja, só pra ter um motivo prá voltar.
Viajar abre fronteiras dentro de nós mesmos, nos proporciona deliciar outros sabores, conhecer outros povos, outros lugares, outras imagens... Viajar é preciso. Navegar... Não sei!
Pra mim, a viagem começa na imaginação. Quando penso em viajar, já estou viajando.
O pensamento voa longe,,,
Fazer as malas, preparar a viagem e lá voamos nós!
Em busca de inspirações e eternas mudanças e novos contatos e aprendizados e curtições, e tudo mais... Escolhemos um roteiro, que pode até estar muito na moda entre os gringos, mas não foi esse nosso motivo. Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e adjacências... Nos convidam, pela história, pelo jeito das pessoas, pelas comidas e crenças e modos de vida. E vamos, pra compartilhar,  aprender e viver experiências. E vamos pra exercitar a nossa capacidade de sonhar e sentir. E quando voltar, expressar tudo, através de cores e texturas em roupas cheias de amor e de sonhos. Esse tembém  é um dos motivos e resultados, das viagens pelo mundo... Que a Furtacor adora!


Blog Entry Novos Baianos! May 26, '08 9:57 PM
for everyone
“Vou andando como sou e vou sendo como posso, jogando o meu corpo no mundo, andando por todos os cantos e pela lei natural dos encontros”… Pra mim, ninguém marcou mais a malucada da estrada, nos anos setenta, que os Novos Baianos. Eles eram tudo que nós queríamos ser, e eles viviam como a gente vivia. Só que gravavam discos, faziam seus shows… Enquanto vendíamos nossas pulseirinhas nas portas dos teatros. Feiras, bares e adjacências. Os Novos Baianos eram totalmente malucos, lúdicos, livres e despretenciosos. Era isso que nos tornava tão próximos deles. Eles davam os recados que também eram nossos, eles vestiam as nossas roupas e compartilhavam nossas idéias, e comiam cogumelos, e fumavam marijuana, como nós. Muita gente não tem noção de como era viver na estrada, nos anos setenta, aqui no Brasil. Era uma galera! Enorme! Muitos malucos botaram uma mochila nas costas, deixaram um bilhete na porta e sairam por aí… E essa malucada terminava se encontrando, se conhecendo, levando notícias, trazendo notícias. Era uma grande comunidade nômade que se espalhava e se encontrava em lugares diferentes, constantemente. Era maluco subindo pro Norte, maluco descendo pro Sul. Maluco morando em barcos, carroças, casas abandonadas… Desbravando o extremo sul da Bahia ou o alto Tapajós. Era um frenezi zen psicodélico tropicalista libertário. E digo sem medo de errar: Os Novos Baianos foram as figuras que mais embalaram os nossos sonhos e os nossos delírios cotidianos. Saudades dos Novos Baianos!

Blog Entry Tropicália... May 22, '08 6:03 PM
for everyone
Esse movimento me inspira, até hoje! São cores intensas, formas assimétricas, uma onda camaleônica de ser o que quizer ser. "Caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento"... Eu vou... É a estética da liberdade! E do delírio.





Blog Entry Amsterdã... Lá voamos nós! May 22, '08 9:51 AM
for everyone
Vamos colher  inspiração para a coleção da próxima temporada.
Destino: Amsterdã, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja...
Cores, texturas, formas, nuances, degradées... Que nos aguardem!


















Pages:123