Queiroz: "Se o Nani estiver bem em quatro dias, fantástico"
14.06.2010 - 13:41 Por PÚBLICO
O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, mostrou-se hoje um pouco desconfortável quando foi questionado sobre a reacção de Nani à lesão que o afastou do Mundial 2010. Depois de o avançado do Manchester United ter afirmado que já estará apto para jogar "numa semana", Queiroz afirmou que "se o Nani estiver bem em quatro dias, fantástico".
"Com todo o respeito pelo Nani, só conta o jogo de amanhã"
(Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters)"Para nós, o importante é estarmos concentrados nos jogos, nos golos. Com todo o respeito pelo Nani, só conta o jogo de amanhã", afirmou Queiroz em conferência de imprensa nas instalações do Estádio Nelson Mandela Bay, em Porth Elizabeth – onde a selecção portuguesa defrontará amanhã a Costa do Marfim, a partir das 15h00 (hora de Lisboa, transmissão na RTP1).
Para além da pergunta sobre Nani, o seleccionador nacional foi também questionado sobre o estado do relvado para o jogo de amanhã.
Segundo a agência Lusa, Carlos Queiroz foi o primeiro a subir ao relvado e a deparar-se com um tapete com várias falhas, situação que visivelmente o desagradou.
O técnico conversou com um responsável local e depois conferenciou com os seus adjuntos: o facto de um conjunto de cones de marcação terem sido retirados pode indiciar que Queiroz terá optado por alterar o programa do treino.
Já na conferência de imprensa, Carlos Queiroz optou por desvalorizar esta questão, dizendo apenas que "é tempo de jogar e é tempo de expressar o futebol" da selecção portuguesa.
A lesão de Drogba
Outra das questões que motivou uma reacção mais polémica de Carlos Queiroz na conferência de imprensa foi a lesão do avançado costa-marfinense Didier Drogba. Depois de frisar que o mais importante é estar concentrado nos jogadores portugueses e de dizer que só os médicos da selecção da Costa do Marfim e o seleccionado Sven-Goran Eriksson podem tomar a decisão de incluir Drogba na partida de amanhã contra a selecção portuguesa, Carlos Queiroz terminou com uma frase enigmática: "Ao fim de 30 anos de futebol já nada me surpreende, mesmo com a lesão que o Drogba tem".
Quanto ao onze inicial para o jogo inaugural da selecção portuguesa no Mundial 2010, Queiroz contornou a questão: "Desconfio que esteja aqui alguém da Costa do Marfim e, por isso, não vou adiantar muito. Vamos esperar por amanhã para saber o onze inicial".
Sobre a importância de vencer o primeiro jogo, o seleccionador nacional admitiu que "é sempre importante ganhar todas as partidas, mas numa competição curta os primeiros pontos dão estímulo e confiança".
"Não há espaços para errar e queremos desde o princípio ganhar esses três pontos”, reforçou Queiroz, embora concluindo que "os últimos três pontos valem tanto como os primeiros".