Terapia de vidas passadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Terapia de vidas passadas (TVP), regressão ou regressão de memória é um alegado processo de recuperação de vidas passadas. A terapia pode ser feita pela ajuda da hipnose, mas alguns ensinamentos não necessitam deste método. É sugerida por terapeutas New Age, nos E.U.A. e por terapeutas espíritas e espiritualistas, no Brasil, para cura de pessoas com problemas físicos ou psicológicos. Se lembrando de experiências no passado ou traumas, uma pessoa pode identificar a origem de seu problema e curá-lo. Um dos mais famosos escritores americanos sobre o assunto é Brian L. Weiss M.D., com várias obras traduzidas para o português.

Terapeutas e escritores sobre o assunto partem da premissa da existência da alma e da reencarnação e que as supostas experiências das vidas passadas podem afetar a vida presente. Céticos afirmam que isto é altamente improvável e que estas memórias são falsas e são puramente resultado da imaginação do paciente. Se as memórias são mesmo verdadeiras ou não, a regressão parece ajudar a vida pessoal de algumas pessoas e seu relacionamento com outros. Por isso é que pesquisadores sérios como o Dr. Ian Stevenson e sua equipe na Escola de Medicina da Universidade da Virígina, E.U.A., tratam a questão de lembranças sobre vidas passadas de forma científica.

Índice

[editar] Terapia de vidas passadas

A terapia de vidas passadas costuma utilizar a técnica de hipnose para aceder a experiências passadas não resolvidas. Terapeutas de vidas passadas afirmam que ajudam a resolver problemas havidos em vidas passadas que podem estar afetando a saúde física ou mental na presente existência.

Uma outra técnica utilizada pelos terapeutas de vidas passadas consiste em colocar a pessoa num estado de relaxamento e visualização de certas imagens. Num dado momento, as imagens visualizadas vão espontaneamente ceder lugar a cenas e situações que supostamente são parte das encarnações passadas do indivíduo. Nesse sentido, a hipnose não é a única técnica empregada pelos terapeutas. Porém, há quem chame também essa metodologia de hipnótica, por considerar que qualquer estado modifcado de consciencia provocado por indução, mesmo que sem a sugestão, pode ser considerado hipnose. Porém, alguns terapeutas que defendem que existe uma diferença significativa entre a hipnose e as outras técnicas, como a indução via relaxamento e imagens mentais.

Entre os conhecidos terapeutas dos países de língua inglesa que utilizam e ensinam a Terapia de Vidas Passadas incluem-se Barbara Brennan e Ken Page nos E.U.A. e o Dr. John Plowman no Reino Unido. Em quase todos os grandes centros do Brasil encontra-se psicólogos e psiquiatras que aplicam a técnica.

No Brasil existem diversas linhas terapeuticas de TVP, cada qual possuindo suas particularidades e diferenças. Em ultima análise, as semelhanças entre elas são muito mais consideráveis que as diferenças. As divergências se situam num plano mais teórico e no foco que cada terapeuta concentra a sua atenção. A Psicoterapia Reencarnacionista de Mauro Kwitko, por exemplo, enfoca o papel do Mentor espiritual e deposita a responsabilidade de conduzir a regressão na figura do Mestre de cada um, restringindo a atuação do terapeuta. Já as escolas mais cientificas, como ensinadas pelo INTVP, fundado por Maria Júlia e Ney Prieto Peres, não se utilizam do aspecto espiritual e o relegam a segundo plano, preferindo focar em aspectos psicológicos próprios da consciência objetiva atual e do "significado" que a pessoa dá a experiência de vidas passadas. A abordagem de Camila Sampaio, por outro lado, procura colocar a TVP num nível mais espiritual e tenta uma síntese entre a regressão e a Apometria. Esta é considerada por alguns como a abordagem mais espiritual da Terapia de Vidas Passadas dentro dos sistemas brasileiros, pois supostamente lida com a questão das "presenças", do mentor, da proposta encarnatória, do pós-morte, vidas futuras, guias espirituais, etc.

[editar] Visão espírita

Ensina a Doutrina Espírita que o esquecimento do passado é necessário para que o espírito em sua atual existência não seja sobrecarregado com as lembranças e emoções de outras vidas.

Existe uma passagem do Livro dos Espíritos que alguns defendem autorizar o resgate das memórias de encarnações passadas:

“Ao entrar na vida corporal, o Espírito perde, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse; entretanto, às vezes, tem uma vaga consciência disso e elas podem até mesmo lhe ser reveladas em algumas circunstâncias. Mas é apenas pela vontade dos Espíritos Superiores que o fazem espontaneamente, com um objetivo útil e nunca para satisfazer uma curiosidade vã.“

Vemos nessa passagem do “Livro dos Espíritos” que é possível lembrar de existências anteriores, quando há um motivo útil e quando os espíritos superiores aprovam.

Uma coisa que alguns estudiosos espíritas costumam dizer sobre a TVP é que ela não é uma brincadeira, mas uma técnica séria e que deve, portanto, ser procurada apenas em c

[editar] Livros sobre Terapia de Vidas Passadas

Cura Profunda (Hans Tendam)

As Várias Vidas da Alma (Roger Woolger)

Regressão e Espiritualidade: novos caminhos da Terapia de Vidas Passadas. (Hugo Lapa)

O Fio de Ariadne: abordagens da Terapia de Vidas Passadas. (Camila Sampaio)

Vidas Passadas, Sonhos Presentes (Denise Linn)

A Regressão a Vidas Passadas como Método de Cura. (Thorwald Dethlefsen)

Guia Prático de Regressão a Vidas Passadas.( Florence Wagner McClain)

Nascer, Morrer, Renascer. (Célia Resende)

Introdução à Terapia de Vidas Passadas.(José Antônio de Souza)

Egos de Vidas Passadas: o domínio das emoções através da Terapia de Vidas Passadas. (Helga Krelling & Ariane Krelling)

A Terapia da Reencarnação: as possibilidades oferecidas pela regressão a vidas passadas. (Harald Wiesendanger)

Novos Métodos de Regressão a Vidas Passadas.(Trutz Hardo)

Investigando Vidas Passadas. (Raymond A. Moody)

Vidas Passadas, Curas Futuras. (Sylvia Browne e Lindsay Harrison)

Recordando Vidas Passadas. (Dra. Helen Wambach)

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

Portal A Wikipédia possui os portais:
Portal Espiritismo
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}